Navio Costa Toscana
Navio Costa Toscana | Foto: Divulgação / Costa Cruzeiros

Costa Toscana realizou com sucesso, na última quinta-feira, o segundo teste de conexão ao sistema de energia elétrica em terra no Porto de La Spezia, conectando-se ao Cais Garibaldi. A iniciativa faz parte do processo de implementação definitiva da infraestrutura de eletrificação portuária, que permitirá aos navios desligarem seus motores durante as escalas, reduzindo emissões e impactos ambientais.

teste de conexão elétrica em terra da Costa cruzeiros
Teste de conexão elétrica em terra do Costa Toscana | Foto: Divulgação

Após um primeiro teste realizado em outubro, esta nova etapa concentrou-se na validação de procedimentos operacionais críticos e na verificação dos níveis de fornecimento de energia. O objetivo foi confirmar os requisitos técnicos e operacionais necessários para tornar plenamente funcional a conexão elétrica em terra para embarcações de cruzeiro.

Costa Toscana em teste de conexão

A Autoridade Portuária do Mar da Ligúria Oriental, a primeira da Itália a adotar esse tipo de infraestrutura, confirmou o correto funcionamento do sistema. Segundo o presidente da autoridade, Bruno Pisano, os testes seguem conforme o cronograma para que a eletrificação esteja totalmente operacional já na próxima temporada de cruzeiros. Já Roberto Alberti, vice-presidente sênior da Costa Cruzeiros, destacou que o projeto representa um avanço concreto no compromisso da companhia com a descarbonização e com a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050.